O desemprego não pára de aumentarCom centenas de famílias em Cabeceiras a viver uma situação dramática do ponto de vista social, pergunta-se: Quais são as prioridades da Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto?
Segundo dados divulgados pelo Governo Civil de Braga, tendo em conta os dados registados em Julho de 2009, em Julho de 2010 há a registar um significativo agravamento do número de desempregados em Cabeceiras, com mais 289 pessoas a engrossar a já longa lista de cidadãos desempregados. Recorde-se que conforme o Jornal “O Basto” adiantou na sua edição de Maio de 2010, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística, numa lista de 308 municípios do continente e ilhas, o concelho de Cabeceiras, já ocupava o 5º lugar do Ranking a nível nacional, com uma taxa de desemprego de 19,8%. Já em Maio, em cada 100 cidadãos cabeceirenses, vinte estavam desempregados. Os dados agora divulgados, vêm agravar significativamente a taxa de desemprego em Cabeceiras de Basto.
Um pesadelo que nunca mais acaba e que afecta predominantemente os jovens e as mulheres!
O número de desempregados no distrito de Braga voltou a subir. Segundo dados avançados pelo Governo Civil de Braga, o mês de Julho registou mais 357 pessoas sem emprego, comparativamente com o mês transacto e mais 2729 em comparação com o mesmo mês do ano passado, fixando-se agora nos 53562.
Isto significa, e comparando com o mesmo período de 2009, um crescimento de 5% de desempregados no distrito do Baixo Minho.
Os concelhos de Braga (226) e Barcelos (216) foram aqueles onde se registaram as maiores subidas de desemprego no mês de Julho. Amares, Cabeceiras de Basto, Guimarães, Esposende, Vila Nova de Famalicão também registaram subidas no desemprego, ao invés dos restantes concelhos do distrito.
Por sua vez, e tendo em conta os dados do mês homólogo do ano anterior, há a registar um agravamento do número de desempregados em todos os concelhos do distrito de Braga: Amares (+254); Barcelos (+763); Braga (+645); Cabeceiras de Basto (+289); Celorico de Basto (+3); Esposende (+169); Fafe (+35); Póvoa de Lanhoso (+195); Terras de Bouro (+33); Vieira do Minho (+86); Vila Verde (+2); Vila Nova de Famalicão (+357) e Vizela (+63).
Jornal "O Basto"
Sem comentários:
Enviar um comentário